O setor educacional é o alicerce sobre o qual se constrói o futuro de uma nação. Instituições de ensino, da educação básica ao ensino superior, desempenham um papel social insubstituível. Contudo, a nobreza da missão convive com um ambiente de negócios cada vez mais regulado, competitivo e com alta exposição reputacional. A gestão jurídica deixou de ser um detalhe para se tornar um pilar da sustentabilidade e do crescimento da instituição. Nosso papel é oferecer a expertise necessária para que sua instituição possa focar no que faz de melhor: formar pessoas.
Atender às rigorosas exigências do MEC para credenciamento, autorização e reconhecimento de cursos é um desafio constante. A dor não é apenas a burocracia, mas o risco de sanções severas que podem comprometer a operação.
A gestão de contratos de prestação de serviços, o tratamento da inadimplência e a resposta a questões de responsabilidade civil (bullying, acidentes) demandam uma assessoria especializada para proteger a imagem da instituição.
Administrar as complexas relações de trabalho com professores e funcionários, incluindo planos de carreira e negociações sindicais, é um ponto crítico para a mitigação de passivos trabalhistas no setor educacional.
Conduzir processos de fusões e aquisições de outras instituições de ensino demanda uma due diligence altamente especializada para avaliar os riscos regulatórios, trabalhistas e contratuais envolvidos na transação.